top of page

Música e o Desenvolvimento Infantil

  • Foto do escritor: Dayane Pitzer
    Dayane Pitzer
  • 3 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Desde o ventre, o bebê pode iniciar sua experiência com a música. Por volta da 16ª semana ele começa a escutar os ruídos externos, antes disso ele já tem contato com o barulho do útero e os batimentos cardíacos da mãe.

Estudos comprovam o efeito da música no desenvolvimento do cérebro do bebê. Principalmente a música clássica, como defende a teoria do Efeito Mozart, tornando a criança até mais inteligente.

Cantar quando se está grávida, trás uma memória afetiva ao bebê. Quando ele nasce, isso pode acalmá-lo em momentos de estresse, pois ele sente familiaridade em um mundo novo, o legal é que elas reconhecem o som. E quando o bebê está com sono, ele se embala quando alguém canta.


Durante a gestação eu colocava a música: “Ain´t No Mountain High Enough”, e hoje com 2 meses e meio, minha filha ama escutá-la. Isso se chama afeto, ligação e memória.

Na infância, o aprendizado pode ser estimulado com canções. Já percebeu como cantarolamos o alfabeto em inglês? Chega a ser mais fácil memorizar e é espantoso como as crianças o aprender rápido. E já reparou como os filmes da Disney são cheios de canção? É muito rápido e fácil aprendê-las, por isso é preciso também podar o que seu filho vê e escuta.

A música estimula a memória e ajuda na concentração, tem efeito direto na coordenação motora e o mais legal é que através dela a criança pode se expressar emocionalmente.

A música também pode ajudar a criança na interação social. Como dizem a música não tem barreiras. Um estilo, a música que os pais ouvem em casa pode ser motivo de criar uma nova amizade.

Deixo uma dica para vocês:

É muito importante a criança ter um emocional forte e equilibrado e através da música, mesmo sem entender a criança pode absorver isso. Mostre a criança diferentes estilos musicais, com letras interessantes e que possuam palavras novas. Quanto aprendizado, quantas novidades!

Eu amo a Disney, então vou deixar o link de musiquinhas aí embaixo que podem servir de inspiração para vocês. O ritmo é bom e a letra inspiradora.


 
 
 

Comentários


bottom of page